Concurso de Redação premia duas alunas do EJA

 

No mês de maio comemoramos o dia das mães. Propusemos aos alunos que participassem de um concurso de Redação com o tema “Mãe” como forma de homenageá-las e de terem a oportunidade de presenteá-las com um kit de produtos de cuidados pessoais.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos receberam o apoio das tutoras da disciplina de português para a realização da redação. Muito embora a escola tenha divulgado o concurso aos alunos a adesão foi baixa, mas temos a certeza de que os próximos eventos contarão com a participação mais efetiva dos alunos.

Transcrevemos a seguir as duas redações premiadas, com a autorização das alunas, bem como apresentamos as fotos realizadas na entrega dos prêmios.

Nossa equipe parabeniza as alunas premiadas!! Votos de que permaneçam participativas e acreditando em seu potencial.

 

Redação Premiada 01

Mãe

Gracyele F. Xavier

PICT0002Mãe é uma palavra pequena que significa tanta coisa… vem sempre embalada por lembranças, algumas boas outras nem tanto. Mãe é uma pessoa importante, talvez a mais importante na vida de alguém. É quem aceita, e pode ser quem rejeita. Ama e pode ser quem maltrata. Quem acolhe e pode ser quem dispensa.

Elas se desesperam e se sentem incapazes. Algumas tem medo e pensam em tirar o bebê. Outras prosseguem com a gestação, mas entregam a criança assim que ela nasce. Há aquelas que levam o bebê para casa e não sabem o que fazer com ele depois que já está fora de seu ventre. A grande maioria se surpreende ao perceber como um ser tão pequenino pode gerar um sentimento de amor tão grande.

Após o nascimento do bebê, a mãe vive para ele, seu pensamento gira constantemente em torno daquela pessoa que mexe os bracinhos e chora toda vez que está com fome, dor, manha ou desconforto. No início é difícil identificar a qual choro se deve responder prontamente. Algumas mães choram junto com o bebê… por cansaço, preocupação, indecisão, medo de errar. Outras choram de raiva, impaciência, intolerância…

Dia das Mães é momento de reflexão. Precisamos aprender a valorizar a importância de uma mãe.

 

Redação Premiada 02

Às Mães

Lilian Sodré de Freitas

PICT0015Às mães que apesar das canseiras, das dores de um dia inteiro de trabalho sorriem ao ver um filho chegar em casa, e às que choram, doídas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem perder-se nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana que vivemos.

Às mães ainda meninas e às mães menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda ordem tem a valentia de assumir uma gravidez – talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a vida é sempre um bem maior e um dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado.

Às mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e as que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos souberam ser firmes e educadoras dizendo um “não” oportuno e salvador aos caprichos dos seus filhos adolescentes.

Às mães precocemente envelhecidas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoados, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar…

Às mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num quarto qualquer, num lar qualquer, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje nem uma pessoa amiga que leia ao menos uma carta de um filho…

Também às mães que não tendo dado à luz fisicamente, são mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra mãe… e finalmente, também às mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício…

À todas as mães,todas sem exceção, um abraço e um beijo cheio de simpatia e de ternura! Parabéns mesmo que ninguém mais vos felicite! E obrigado mesmo que ninguém mais vos agradeça!

Feliz dia das Mães a todas as mães!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA Ensino Médio EaD

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Curso Técnico em Serviços Públicos EaD