Supletivo - em busca de um certificado.

Parece mentira, mas o número de pessoas que ainda não concluíram o ensino fundamental é de quase metade (49,3%) da população de 25 anos ou mais. O acesso ao ensino fundamental é obrigatório na infância, mas a permanência e a qualidade de ensino não estão em pauta.

Quem lida com a educação de jovens e adultos (antigo supletivo) se depara todos os dias com pessoas em busca tão somente do certificado de que precisam para alcançarem um emprego melhor. Muitos tem dificuldades de leitura (não vamos nem falar em interpretação do texto!), na escrita, nos cálculos. Perceba: é a mesma visão do sistema educacional que obriga a matrícula das crianças na educação infantil mas não briga por índices "reais" de qualidade na educação, nem se esforça para manter as crianças em salas de aulas de qualidade, que visem o desenvolvimento social e intelectual de fato de seus alunos. Quem busca apenas um certificado para apresentar em uma entrevista de emprego esquece que será cobrado de certas coisas para as quais é necessário um mínimo de conhecimento.

Por outro lado, temos aqueles que fazem com que o tão sonhado certificado chegue sem esforço nas mãos de quem precisa. Trata-se apenas de uma transação comercial, mas não de educação. Falsas instituições educacionais ou simplesmente pessoas que se prevalecem de um sistema educacional falho e muitas vezes corrupto, entregam o tão necessário documento de conclusão de estudos. Pagar por ele é comum, fácil, conveniente.

Assim, trabalhar para que a educação ocorra e oferecer um mínimo de oportunidade da vivência escolar e da melhoria do nível de escolaridade dessa parcela da educação é uma utopia (ideia de civilização ideal). Proporcionar um ambiente de estudo, com professores capacitados a lidar com jovens e adultos, orientá-los no uso de novas tecnologias, oferecer um pouco mais de cultura e conhecimentos básicos é visto como um sonho sem chances de ser realizado.

Para quem lê esse texto, saiba que sou uma sonhadora. Sonho com a educação como forma de libertar essa nação. Sonho com uma educação de qualidade. Sonho com o respeito e a cidadania exercidos diariamente. E além de sonhar, luto. Luto diariamente para manter uma escola de educação de jovens e adultos que ofereça a oportunidade de conhecimento e crescimento aos que dela precisarem. Para aqueles que já entenderam que apenas o certificado não vai trazer benefícios duradouros e chances de novas conquistas, cada vez maiores. Luto para que esse sonho vire realidade, pelo menos para uma pequena parcela da população. Luto pela educação de jovens e adultos, defendendo o amplo direito ao estudo de qualidade, sem hipocrisias, sem corrupções, sem mentiras, sem favoritismos.

Luto para continuar sendo que sou: alguém que acredita que tudo pode sempre melhorar. Que existe futuro. Que por menor que eu seja, posso fazer a diferença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA Ensino Médio EaD

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Curso Técnico em Serviços Públicos EaD