Aprovado na UNB e cursando o ensino médio?

Passei no Vestibular, e não concluí o ensino médio!!


Nessa época do ano é comum recebermos pedidos de matrícula para alunos cursando a 3ª série do ensino regular. Muitos querem concluir o ensino médio para dar início ao tão esperado curso superior, encerrando o ciclo de escola e dando início ao ciclo da vida universitária.

É comum, inclusive, o aluno se antecipar e participar dos processos vestibulares das faculdades, somente para TENTAR!! E, aí passa na prova! Puxa, o que fazer, não é?

Muitos procuram as escolas de Educação de Jovens e Adultos em busca de uma solução rápida. Essa solução, no entanto, não pode ser oferecida pela escola, mas apenas em caráter judicial.

Por que isso ocorre? A Educação de Jovens e Adultos é destinada para jovens a partir dos 18 anos, que não concluíram o estudo em idade ideal. Portanto, alunos menores de 18 anos, estão automaticamente excluídos dessa possibilidade. Mesmo assim, é comum a procura por uma solução jurídica. Ao passar no vestibular, ainda cursando o ensino médio, a família do aluno procura por apoio jurídico e recorre a "antecipação de tutela" ou ao "mandado de segurança" provando sua capacidade para concluir o ensino médio e iniciar o ensino superior, uma vez que encontra-se aprovado em processo vestibular.

Esse procedimento funciona? Depende do entendimento do juiz que irá julgar o caso. Alguns, entendem que o aluno aprovado no processo vestibular do meio do ano letivo tem condições de ser aprovado novamente ao final do ano, quando já tiver concluído o ensino médio. Outros, julgam procedente o pedido e determinam a matrícula do aluno pela instituição EJA, com sua avaliação e certificação em prazo mínimo.

Essa decisão cabe sempre à família do aluno: tentar antecipar ou não a conclusão do ensino médio?

O Centro Educacional D'Paula cumpre legalmente as determinações. Precisando de orientações, mantenha contato com a escola: 3349-5592/99106-2827

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA Ensino Médio EaD

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Curso Técnico em Serviços Públicos EaD