Ensino Fundamental EJA - Escola Particular - Caro ou Barato?
E hoje tivemos a oportunidade de atender a uma mãe e seu filho de 15 anos, em busca de matrícula para o ensino fundamental EJA, cursando 7º ano. A escola de origem "sugere" que o aluno busque outra instituição. Aqui recebemos alunos a partir dos 15 anos para as séries finais do ensino fundamental, e é comum receber alunos que estão defasados na relação série x idade. Inserir um aluno de 15 anos em uma turma com idade média de 12-13 é o que as escolas regulares fazem por falta de alternativa para esse aluno mais velho. E isso, claro, não funciona.
Via de regra, chegam aqui com diversas situações: não querem mais frequentar, evadiram da escola, foram convidados a se retirar, entre outras situações lícitas e ilícitas. Não é apenas a diferença de idade que faz com que o processo não dê certo. Esse aluno, tem um passado: dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, déficit de atenção, entre outros.
Aqui os acolhemos e mostramos a eles e a família que existe sim um caminho, e que é necessário caminharmos todos juntos: aluno, família e escola. Para isso oferecemos um sistema diferenciado.
O aluno é inserido em uma turma de até 20 alunos, em que trabalhamos com duas disciplinas de cada vez, num sistema de eliminação de matérias. Oferecemos aulas duas vezes por semana, à tarde, e realizamos atividades online no ambiente virtual de aprendizagem. Realizamos um simulado antes da avaliação presencial para que o aluno esteja ciente de seu aproveitamento. A avaliação é feita em dois momentos: atividade avaliativa no ambiente virtual (AVA) e avaliação presencial. Fazemos um acompanhamento dos acessos dos alunos no AVA, orientando sempre que necessário. Também mantemos um grupo no whatsapp com os pais e responsáveis dos alunos da turma, divulgando diariamente a frequência dos alunos nas aulas, notificando no caso do aluno ter chego fora do horário inicial da aula, entre outros. Não temos horário de intervalo - os alunos entram para a aula às 14h e somente são liberados às 17h. Antes disso, só com autorização dos pais. Ao realizar a avaliação, passam no atendimento da coordenação, o aluno, a prova e a coordenação para reflexão sobre os resultados. Também realizamos um diagnóstico do aluno sobre a maneira dele aprender. Enfim... são várias ações que buscam corrigir o máximo possível a defasagem série x idade e devolver o aluno ao final do ano letivo para o ensino médio regular.
Mesmo assim, ainda ouvimos: Está muito caro! Tem escolas oferecendo mais barato!
Costumamos perguntar: Mãe, sem problemas. E o que a outra escola EJA oferece?
É mais comum ainda a resposta: nada! Não oferecem aulas, tutorias, acompanhamentos individuais, monitoramento.
Pois é! Nesse momento, a família pode fazer sua escolha: se prefere uma escola que tem recursos a oferecer ou uma sem recursos. O valor é outro: o valor a ser considerado é o da diferença que a escola poderá fazer na vida desse aluno!
Comentários
Postar um comentário