O que é o Novo Ensino Médio a Distância?

É a oportunidade para você, estudante, ter uma formação ágil, moderna e real, identificando seu projeto de vida, fazendo escolhas, definindo seu caminho.

Para quem é o Novo Ensino Médio a Distância?

Para estudantes que já concluíram o ensino fundamental e querem realizar seus estudos contando com a flexibilidade da educação a distância, que se enquadrem nas especificações da legislação.

Qual a duração do Novo Ensino Médio a Distância?

A duração é a mesma do ensino presencial: 3000 horas divididas em 6 semestres letivos, totalizando 3 anos.

Como são as aulas no Novo Ensino Médio a Distância?

Na modalidade a distância os estudantes realizam seus estudos no ambiente virtual de aprendizagem e contam com momentos de estudo síncronos (com horários marcados para a aula online) e assíncronos (estudos individuais realizados no seu momento e ritmo, de acordo com um cronograma.

Quais são as disciplinas do Novo Ensino Médio a Distância?

Em cada semestre letivo, o estudante terá uma grade curricular formada por 8 componentes curriculares, distribuídos entre o conteúdo da BNCC, parte diversificada e Itinerários formativos.

BNCC:

O estudante terá as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa em todos os semestres. As demais disciplinas (Biologia, Ed. Física, Geografia, Filosofia, Arte, História e Química estão distribuídas nos semestre letivos.
Ao estudar Biologia, por exemplo, no primeiro semestre, terá todo o conteúdo da disciplina de uma única vez, sem estar dividida nas séries como ocorre no ensino tradicional. Isso traz foco para a aprendizagem, possibilitando ao estudante uma rotina de estudos mais definida.

Aqui está um dos grandes diferenciais da proposta do Novo Ensino Médio: foco no estudante e na sua maneira de aprender.

Parte Diversificada:

A parte diversificada compõem a formação geral básica e está dividida em: Ambientação em Educação a Distância, Escola da Aprendizagem, Comunicação Social, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Educação Financeira, Escola das Emoções, Educação Digital, Escola da Criatividade, Educação Alimentar e Nutricional.
O objetivo aqui é formar um cidadão global: capaz de lidar com sua maneira de aprender, comunicar-se, falar de suas emoções, criar novas oportunidades para si e para o mundo. Mais do que aprender conteúdos base da educação formal, queremos oferecer uma formação humana, divertida, acolhedora e que desperte o talento que todo jovem apresenta, destacando seus potenciais, dando voz para suas ideias e conhecimento para gerar transformações: em sua vida e na vida de sua comunidade.

Itinerários Formativos

Aqui temos três grandes eixos que conduzem a formação dos estudantes: Projeto de Vida, Qualificação Profissional e Formação Técnica.
1. Projeto de vida: conhecimento para lidar com seus talentos, identificando dons e competências. Aqui entram competências sociais e emocionais: Liderança, Comunicação assertiva, Inteligência emocional, Colaboração, Flexibilidade, Motivação, Persuasão, Empatia, Bom humor, Determinação, Autocrítica, Proatividade, Confiança, Capacidade de resolver conflitos, Criatividade, Capacidade de engajar pessoas, entre outras.

O Projeto de Vida é realizado durante os seis semestres que compõem o Novo Ensino Médio a Distância.

É um espaço proativo, voltado a formação do jovem para a vida real. Oportunidade para falar e ouvir, aprender e errar, desenvolver seus talentos e enxergar possibilidades, com encontros online semanais que oportunizam a participação do estudante, com seus pontos de vista, desafios, dificuldades e superações.

2. Qualificação Profissional

Aqui começa a jornada de transformação profissional do estudante. Os cursos de Qualificação Profissional são eletivos, isto é, serão escolhidos pelo estudante. Existem aqui várias trilhas de aprendizagem que, percorridas, darão a base profissional do estudante, em 6 ofertas distintas de cursos técnicos.

E aqui fica uma possibilidade: o estudante não está obrigado a uma formação técnica. Se quiser percorrer trilhas distintas, que não contemplam uma formação completa, poderá fazer essa escolha. Dessa forma, terá certificados adicionais ao finalizar o novo ensino médio, nas qualificações profissionais que concluiu. Veja os exemplos: -Qualificação profissional em Assistente Administrativo, Auxiliar Financeiro, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Secretaria Escolar, Recepcionista, entre diversas outras possibilidades. – -Ao escolher uma trilha que após percorrida contempla uma formação técnica completa, terá além da certificação do novo ensino médio, o diploma em um curso técnico. Veja a seguir:

3. Formação Técnica

Como parte integrante dos Itinerários Formativos o estudante poderá ter também uma formação técnica em um dos seis cursos ofertados: 

  • 1.Técnico em Administração 
  • 2.Técnico em Recursos Humanos 
  • 3.Técnico em Serviços Públicos 
  • 4.Técnico em Secretariado 
  • 5.Técnico em Secretaria Escolar 
  • 6.Técnico em Transações Imobiliárias 

O curso é de livre escolha do estudante, e é composto pelas trilhas disponíveis na Qualificação Profissional. O estudante faz sua opção semestralmente, e poderá inclusive formar-se em mais de um curso técnico durante o período do Novo Ensino Médio a distância, contratando as trilhas adicionais a parte.

As trilhas que compõem as formações são apresentadas aos estudantes no início do semestre letivo para sua escolha.

Conheça o ambiente online do Novo Ensino Médio a Distância:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA Ensino Médio EaD

Curso Técnico em Transações Imobiliárias

Curso Técnico em Serviços Públicos EaD